Na próxima sexta-feira, 08 de março, é o Dia Internacional das Mulheres, data que celebra a luta feminina por direitos e conquistas.. Por isso, nesta semana, a Prefeitura de Botucatu lembra quais os serviços gratuitos oferecidos às botucatuenses. São serviços que variam de atendimento especializado em saúde, acolhimento social, até atividades esportivas exclusivas.

Desde 2017 a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Segurança e da Guarda Civil Municipal, conta com uma patrulha especializada ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

MARIA DA PENHA – Depois que a mulher registra o boletim de ocorrência junto à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o caso é encaminhado à equipe da Patrulha Maria da Penha e uma guarnição realiza entrevistas e rondas constantes próximas à residência, trabalho e locais mais frequentados pela pessoa atendida.

E desde 2022, a Patrulha Maria da Penha ganhou um reforço importante, que foi a criação do botão de pânico, em um aplicativo de celular que é liberado exclusivamente para vítimas de violência doméstica que tenham medida protetiva expedida e sejam assistidas pela Patrulha especializada da GCM. Através deste aplicativo, a vítima pode acionar a viatura da Guarda em caso de descumprimento da medida protetiva de maneira discreta e ágil. 

A Guarda Civil Municipal atende pelo telefone 153.

REFERÊNCIA DA MULHER – Botucatu tem um Centro de Referência da Mulher que oferece todos os dias atendimento humanizado a vítimas de violência doméstica na Cidade.

Ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social, o CRM tem como objetivo realizar o atendimento especializado através de uma equipe que presta atendimento social, psicológico e orientação jurídica. O Centro de Referência da Mulher atendeu 350 casos em 2023.

O Centro de Referência da Mulher está localizado na Avenida Paula Vieira, 511 na Vila Jahu. E o telefone é (14) 3811-1580 ou WhatsApp (14) 98177-7551

TEM SAÍDA – O Tem Saída é um programa que tem como objetivo promover a autonomia financeira de mulheres vítimas de violência doméstica. Através de uma parceria entre o Centro de Referência da Mulher e empresas da Cidade, mulheres atendidas pelos serviços públicos e pelo Poder Judiciário são encaminhadas para entrevistas de emprego.

TEMPO DE DESPERTAR – O Projeto Tempo de Despertar é um grupo reflexivo para homens agressores que estejam cumprindo medida protetiva da Lei Maria da Penha.

Através de uma parceria entre Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o Projeto busca a ressocialização de homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher. Estes homens são encaminhados pelo Poder Judiciário para participar de reuniões de duas horas, uma vez por semana, durante oito encontros com o objetivo de desconstruir o machismo tóxico.

LA PENHA – Desde o ano passado, está em vigor o Drink de La Penha, uma lei municipal que ajuda a prevenir crimes de violência contra as mulheres.

De acordo com a legislação, mulheres que estão em um bar ou restaurante e se sentem em perigo ou situação de ameaça, podem pedir ao garçom o “Drink La Penha”, este pedido simboliza que ela precisa de ajuda para sair do local e da presença da pessoa que a acompanha.

A partir deste pedido de ajuda, funcionários de bares e restaurantes podem auxiliar a mulher, acionando até mesmo a GCM ou a polícia se necessário.

EM FRENTE – Programa “Botucatu Em Frente” é uma inciativa coordenada pela Secretaria de Assistência Social e pelo Fundo Social de Solidariedade com o objetivo de promover oportunidades de trabalho, qualificação profissional e renda para pessoas vulneráveis que são atendidas pelos Centros de Referência a Assistência Social (CRAS) de Botucatu.

Atualmente, são 256 pessoas atendidas, sendo que quase 80% destas são mulheres, ou seja, são as responsáveis por prover o sustento familiar. Elas podem ficar no programa por 18 meses, recebendo auxílio bolsa, mantimentos e qualificação profissional para retornarem ao mercado de trabalho.

CÂNCER – Botucatu conta com serviços especializados para a saúde feminina. Todas as unidades de saúde do município oferecem exames como o Papanicolau, que ajuda na detecção precoce do câncer de colo de útero, e mamografias.

Enquanto o Ministério da Saúde preconiza a mamografia preventiva a partir dos 50 anos, em Botucatu mulheres a partir dos 40 anos podem realizar o exame pelo menos uma vez por ano. Basta procurar uma unidade de saúde e solicitar um encaminhamento para o exame. O atendimento é gratuito.

ESPORTES – A Secretaria Municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida oferece diversas modalidades esportivas para as mulheres que desejam praticar atividades físicas de graça. Entre as opções estão: ginástica, dança, yoga, lutas, atletismo, entre tantas outras opções de atividade física. Todas modalidades são gratuitas.

Fonte: Rádio Clube FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Identificação Pessoal
Categoria do negócio*
Informações sobre a loja
Razão Social
CNPJ
Nome da loja*
Segmento*
Endereço da loja*
*
Bairro*
Cidade*
Telefone*
Possui site ou loja virtual?*
Enderço do site
Já vende na internet?*
Quais canais utiliza
Informações sobre entregas e finalização
Seus clientes podem retirar suas compras no endereço físico da loja?*
Pretende enviar via para todo o Brasil?*
Gostaria de nos dizer algo relevante sobre seu negócio?
Ao enviar declaro que li e concordo com a Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso do portal comercial *