A Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu apresenta duas exposições com temas relevantes e atuais relacionados ao Meio Ambiente. A exposição “Transformando Mundos: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” conta com obras de 17 artistas sobre um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.  A outra exposição: “Desvendando Oceanos”, tem como mote desvendar os oceanos pela arte. Ambas estarão abertas ao público até o dia 16 de junho de 2024.

A abertura de ambas aconteceu no último sábado, 24/2, com a palestra “Há um mar dentro de nós”, de Oscar D’Ambrosio. Por meio de uma divertida dinâmica, foi proposta uma reflexão que buscou estimular um pensar sobre a os oceanos, a sustentabilidade, a arte e a vida como maneiras de se relacionar com o mundo em que visões emocionais, racionais, criativas, pessimistas, espiritualizadas e holísticas dialoguem para construir interpretações do mundo fundamentadas em narrativas surpreendentes. Alguns artistas cujas obras integram as exposições, participaram da atividade. 

Os curadores – Na opinião de Oscar D’Ambrosio, um dos curadores da exposição “Desvendando Oceanos” e curador da “Transformando Mundos”, a abertura das exposições na Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu foi positiva em diversos aspectos. “Um deles foi a presença de um público de mais de 50 pessoas em palestra que buscou refletir sobre os significados dos Oceanos na Arte, gerando um pensar sobre abordagens do assunto sob diversas perspectivas, inclusive com alguns artistas compartilhando o seu processo criativo. Outro ponto importante foi a ampla visitação às duas exposições, propiciando uma conversa entre o público, os criadores visuais e as obras expostas nas duas galerias ocupadas pelos projetos”, destaca. 

Adriana Scartaris, também curadora da exposição “Desvendando Oceanos”, diz ter ficado bastante satisfeita com a presença calorosa do público no último final de semana. “Foi um evento marcado pela celebração da diversidade de expressões artísticas. Agradeço especialmente à Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu e à Pinacoteca por proporcionar esse espaço de encontro e apreciação da arte. Todos os artistas do Clube de Artistas, participantes dessa exposição e nós, curadores, estamos confiantes de que a arte poderá inspirar e despertar novos olhares sobre os mares e suas infinitas possibilidades de interpretação”, enfatiza.

Desvendando Oceanos – Cores, tonalidades, formas, linhas materiais, técnicas e suportes oferecem um navegar por um universo regido por interpretações que dão a esse universo novos sentidos conduzidos pela convicção de que há um mar dentro de nós tão desconhecido quanto as profundidades abissais. Sua importância e mistérios são tão significativos que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que, de 2021 a 2030, é a Década do Oceano, relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, previsto na Agenda 2030, acordo firmado pelos estados-membros para conscientizar a população sobre a relevância deles.

Fonte: Rádio Clube FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Identificação Pessoal
Categoria do negócio*
Informações sobre a loja
Razão Social
CNPJ
Nome da loja*
Segmento*
Endereço da loja*
*
Bairro*
Cidade*
Telefone*
Possui site ou loja virtual?*
Enderço do site
Já vende na internet?*
Quais canais utiliza
Informações sobre entregas e finalização
Seus clientes podem retirar suas compras no endereço físico da loja?*
Pretende enviar via para todo o Brasil?*
Gostaria de nos dizer algo relevante sobre seu negócio?
Ao enviar declaro que li e concordo com a Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso do portal comercial *