A partir do momento em que você decide adotar ou mesmo comprar um animal de estimação, é necessário ficar ciente das obrigações que terá com seu novo amigo. Cuidar do pet é muito mais do que dar a ele um abrigo, alimento, água, higiene, vacinação e passeios — envolve afeto e muita dedicação. Você vai ver que em pouco tempo já o terá como um membro da família!

E então, está preparado? Na verdade, são muitas emoções e não tem quem não se apaixone por esses peludos. Sendo assim, neste post vamos falar sobre os principais cuidados que se deve ter com os pets. Acompanhe!

Tenha uma boa adaptação para seu pet

1. Alimentação adequada

A boa alimentação é um dos cuidados básicos que você deve ter com seu pet. Respeitar as características de cada animal é um bom começo para que ele se mantenha saudável. Por isso, é fundamental seguir as orientações dos fabricantes de ração em relação à faixa etária — para filhote, para adulto e para pet idoso. E não se esqueça de deixar sempre disponível água limpa e fresca.

2. Passeios e brincadeiras

Cuidar do pet envolve, também, oferecer ao seu peludo atividades diversificadas, como passeios e brincadeiras em casa. Isso é visto como uma grande demonstração de atenção e carinho. Sem contar que os exercícios ajudam na manutenção da saúde física e psicológica do animal, pois atuam no combate à obesidade e ao estresse, tão comuns em cães e gatos.

3. Vacinação

A vacinação é a melhor forma de proteger seu animal de estimação contra doenças graves e, muitas vezes, fatais. Cães e gatos devem seguir um esquema vacinal de acordo com cada espécie e características individuais. Na idade adulta, a imunização deve ocorrer anualmente. Lembrando que ela deve ser sempre realizada por um médico veterinário.

4. Controle de parasitas

Evitar infestações de pulgas e de carrapatos é outra forma de cuidar do pet, visto que esses parasitas podem transmitir doenças, tanto para os animais de estimação quanto para os humanos. Por isso, nossos peludos precisam ser verificados com frequência — pelo menos a cada 15 dias.

5. Vermifugação

A vermifugação deve ser feita periodicamente nos pets, uma vez que os vermes podem comprometer seriamente a saúde de cães e gatos — levando-os à anemia, ao emagrecimento, à queda de pelo, entre outras doenças. O procedimento começa quando os animais são ainda filhotes. Depois, repete-se a cada seis meses ou um ano, de acordo com o tipo de vida do pet.

6. Banho, escovação e tosa

A higiene de cães e gatos requer dedicação por parte de seus tutores e isso também tem a ver com banho, escovação e tosa. Cães necessitam de banhos frequentes (geralmente, a cada 15 dias), de escovações e, algumas raças, de tosas.

Com gatos, no entanto, essa preocupação é bem menor, já que eles próprios se higienizam. Apenas em algumas situações o banho é aconselhável — como em gatos idosos e em gatos muito peludos. Mas precisam, sim, ser escovados periodicamente para que não engulam pelos toda vez que se lamberem.

7. Visitas ao veterinário

Por fim, para manter a saúde de seu animal de estimação é aconselhável levá-lo a uma consulta veterinária, pelo menos, uma vez ao ano. Algumas doenças podem ser prevenidas ou ter seu tratamento mais simples se o diagnóstico for precoce. Nessa consulta, o veterinário poderá vacinar, vermifugar e fazer exames de check up no seu pet.

Outro cuidado que a cada dia se torna mais importante é o seguro de saúde para animais de estimação — um plano que vai socorrer seu bichinho nos momentos difíceis de doença. Existe, atualmente, uma série de opções que cobrem vários serviços relacionados à saúde do animal.

Viu como cuidar do pet pode dar certo trabalho, mas saiba que eles merecem! Os animais retribuem cada gesto de amor que dedicamos a eles. Por isso, nada melhor do que conviver com eles e vê-los sempre saudáveis!

Gostou deste post? Compartilhe, então, nas suas redes sociais e ajude seus amigos a terem todos os cuidados possíveis com seus pets!

Não existe segredo, a resposta é ter cuidado e oferecer sempre o melhor para seu pet. Uma dica extra é, em hipótese alguma, permitir que seu pet saia na rua sem supervisão..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Identificação Pessoal
Categoria do negócio*
Informações sobre a loja
Razão Social
CNPJ
Nome da loja*
Segmento*
Endereço da loja*
*
Bairro*
Cidade*
Telefone*
Possui site ou loja virtual?*
Enderço do site
Já vende na internet?*
Quais canais utiliza
Informações sobre entregas e finalização
Seus clientes podem retirar suas compras no endereço físico da loja?*
Pretende enviar via para todo o Brasil?*
Gostaria de nos dizer algo relevante sobre seu negócio?
Ao enviar declaro que li e concordo com a Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso do portal comercial *